09-Colcheia
Aprender Música

09-Colcheia


As figuras de som estão sendo apresentadas de maniera gradativa.

Primeiro vimos a relação entre a semibreve, mínima, e semínima. Suas diferentes durações e suas pausas.

Todas elas foram vistas em um mesmo capítulo por serem mais simples de se compreender.

As demais figuras de som (colcheia, semicolcheia, fusa , semifusa) e suas respectivas pausas vão ser explicadas uma de cada vez. Neste capítulo veremos apenas a colcheia.
Já deu pra perceber que a relação entre as figuras de som é, basicamente, que uma é a metade da outra.
Exemplo:


A mínima (dois tempos) é metade da semibreve(quatro tempos), logo para termos a duração de uma semibreve precisamos das duas metades dela, ou seja duas mínimas.





Veja agora a relação entre mínima e semínima. A semínima é a metade da mínima, daí para completar a duração da mínima são precisas duas semínimas.
VEJA:









Com a colcheia, em relação a semínima, acontece o mesmo. A colcheia é a metade da semínima, por isso para completar a duração de uma semínima são precisas duas colcheias.
EXEMPLO:


Se a semínima tem duração de um segundo , a colcheia terá duração de meio segundo cada.
As duas colcheias devem ser tocadas no tempo de uma semínima.


Clique na imagem para ampliar.
Aprenda como baixar o áudio!
Fig. 04 Áudio

Observe que no último compasso, cada colcheia vale meio tempo. Portanto em cada tempo teremos duas colcheias 1e, 2e, 3e, 4e, (Táta, Táta, Táta, Táta).


No exemplo acima cada compasso tem apenas quatro tempos, então as oito colcheias do ultimo compasso, deverão ser executadas em quatro tempos. E a duração de todas as colcheias deve ser a mesma.



Clique na imagem para ampliar.

Fig. 05 Áudio


Repare na figura acima que no segundo compasso, onde cai a pausa de colcheia ( vogal e),não há som , apenas contagem de tempo. tá, e - tá, e - tá, e - tá, e

Clique na imagem para ampliar.

Fig. 06 Áudio

Repare que neste outro exemplo, acima, no segundo compasso as colcheias são tocadas no que chamamos, a contratempo, ou seja elas são executadas na segunda metade de cada tempo . 1,tá - 2,tá - 3,tá - 4,tá.

Tudo isso passará a fazer mais sentido conforme você for praticando.


Não entendeu? [email protected]
Aula anterior clique aqui!
Regras para comentários
Aula 10, clique aqui!



loading...

- 16-quiáltera
Como o próprio nome sugere, QUIÁLTERA pode ser trduzido como QUE ALTERA , ou seja, que altera a quantidade normal de figuras de som dentro de um compasso. Como identificar a QUIÁLTERA (alteração na quantidade normal de figuras) denro do compasso?...

- 13-divisão Rítmica (exercício)
Para que você não tenha dificuldades de entender e executar os exercícios de leitura rítmica aqui propostos, aqui vai uma breve explicação sobre como interpretar as diferentes combinações de figuras de som.Assim como nós, ao aprendermos a ler,...

- 08-ligadura E Ponto De Aum..
LIGADURA E PONTO DE AUMENTONesta aula veremos dois novos sinais usados na escrita da partitura. São a ligadura e o ponto de aumento. Estes dois elementos não precisam necessáriamente ser escritos juntos, um é independente do outro. Eles estão sendo...

- 07-frações De Compasso
Já pudemos ver na aula anterior que os compassos são grupos de tempos organizados dentro da música, para facilitar a leitura da partitura. Vimos também que o que separa um compasso do outro é um pequeno travessão vertical chamado barra de compasso....

- 04-ritmos Na Partitura
A leitura da partitura consiste inicialmente em ler a melodia e o ritmo (existe ainda um outro elemento chamado harmonia, mas não é o caso agora). Pense apenas em assimilar o básico sobre a partitura. Para entender os outros assuntos mais complexos...



Aprender Música








.