Aprender Música
11-Sustenido e Bemol
O conteúdo já transmitido, nos dá base para tocarmos muitas músicas. Os demais elementos musicais serão passados oportunamente mais adiante.
Sustenido e Bemol
As notas musicais do, re, mi, fa, sol, la, si, possuem entre elas uma certa distância sonora.
Não estamos falando do volume de som das notas, mas sim das diferenças de entonação entre os sons delas, umas são agudas, outras médias, outras graves.
Essa distância sonora determina os diferentes sons que cada uma delas tem.
A menor "distância", ou diferença sonora, entre duas notas é a distância padronizada pelo sistema tonal ocidental, conhecida pelo nome de semitom, mas temos a capacidade de ouvir distâncias sonoras menores, como acontece na música indiana, por exemplo.
No sistema tonal ocidental algumas notas são separadas de outra por intervalo de semitom.
Já outras notas são separadas por intervalo de tom, que é a junção de dois semitons.
Exemplo:
Da nota DÓ para a nota RÉ existe a distância de um tom. (dois semitons)
Entre a nota DÓ e a nota RÉ existe a nota chamada DÓ# ou RÉb.
Entre as notas RÉ e MI, pelo mesmo processo visto no exemplo acima, encontramos a nota RÉ# ou MIb.
DÓ - - - - DÓ# ou RÉb - - - -RÉ - - - - RÉ# ou MIb - - - - MI
Ao fato de um mesmo som ter nomes diferentes, chamamos de ENARMONIA.
Veja agora os intervalos de tom e semitom existente entre as notas de DÓ a DÓ.
Aprenda como baixar o áudio das aulas.
Baixe e ouça o áudio com o som das notas de DÓ a DÓ.
Outro exemplo Nas teclas do piano, fica assim;
Clique na imagem para ampliar.
Repare que da nota MI para a nota FÁ, e da nota SI para a nota DÓ, não há sustenido ou bemol. O intervalo que as separa é de um semitom apenas.
- Cada nota musical pode ser comparada a um alvo, onde acertar esse alvo "bem na mosca", significa entoar essa nota em seu som exato.
- Quando não conseguimos acertar o som,ou seja, a altura exata da nota, incorremos no erro de semitonar . O mesmo que DESAFINAR.
Neste segundo exemplo o som certamente não será muito agradável de se ouvir.
O sustenido (#) quando colocado em uma nota natural, Do por exemplo,eleva a altura dessa nota em meio tom (um semitom). Esta nota ficará meio tom mais aguda.
Ouça o efeito do sustenido na nota dó.
Já o bemol (b)tem efeito similar ao do sustenido, so que em sentido contrário.
O sustenido aumenta, e o bemol (b) abaixa em meio tom (um semitom) a altura da nota. A nota ficará um semitom mais grave.
Ouça o efeiro do bemol sobre a nota ré.
Além desses dois acidentes, existem o Dobrado sustenido, que se parece um pouco com a letra "x".
A exemplo do sustenido, ele também eleva a altura da nota, só que ao invés de elevar um semitom apenas, ele irá aumentar a altura da nota em dois semitons (um tom). Isso irá fazer com que o som da nota Dó dobrado sustenido, seja exatamente o mesmo som da nota RÉ natural. Pois o RÉ natural, encontra-se a dois semitons acima da nota DÓ natural.
O outro acidente é o Dobrado bemol, "bb" . Funciona de forma parecida com o bemol, só que ao invés de abaixar a altura da nota em um semitom apenas, ele abaixa a entoação dessa nota em um tom(dois semitons). Por consequëncia a nota RÉ dobrado bemol, terá o mesmo som da nota DÓ natural. Pois o DÓ natural encontra-se dois semitons abaixo da nota RÉ.
Não se preocupe. Este assunto embora seja extenso, é bem simples de entender.
Lembre-se, de Dó a Si existem 12 sons. Dessas 12 notas, 7 são notas naturais (do re mi fa sol la si) e 5 são notas alteradas (do# ou reb), (re# ou mib), (fa# ou sol b), (sol# ou lab), e (la# ou sib).
Observação: O som da nota MI dobrado sustenido vai ser o mesmo que o som da nota FÁ#. E o som da nota SI dobrado sustenido,será o mesmo som da nota DÓ#.
O som da nota FÁ dobrado bemol, será o mesmo que o da nota MIb. E o som da nota DÓ dobrado obemol, será o mesmo que o da nota SIb .
Tudo isso porque, como já sabemos, de mi para fá e de si para dó o intervalo é de um semitom.
ALTERAÇÕES OCORRENTES
O efeito das alterações ocorrentes atua apenas sobre:
- as notas de mesma altura da nota que recebeu a alteração.
- as notas que estiverem DEPOIS da nota que recebeu a alteração ocorrente.
No próximo compasso a alteração ocorrente deixa de ter efeito.
Exemplo:
No exemplo acima, a 4ª nota Dó em que aparece o sustenido, e as duas últimas, serão Dó sustenido.
As três primeiras notas do exemplo e as duas notas mais agudas do exemplo, são Dó natural.
Não entendeu?
Aula anterior
Aula 11 B
loading...
-
19-tonalidade
Este assunto pode parecer um pouco confuso, mas não é. Falaremos suscintamente sobre tonalidade, para não gerar muitas dúvidas agora. O que não quer dizer que o assunto não seja importante. Pelo contrário. É um assunto muitíssimo importante,...
-
08-ligadura E Ponto De Aum..
LIGADURA E PONTO DE AUMENTONesta aula veremos dois novos sinais usados na escrita da partitura. São a ligadura e o ponto de aumento. Estes dois elementos não precisam necessáriamente ser escritos juntos, um é independente do outro. Eles estão sendo...
-
03-as Notas Na Pauta
Para sabermos na pauta a posição exata de cada nota (dó - ré - mi - fa - sol - lá - si), precisamos de uma referência, algo que nos indique a posição correta de pelo menos uma nota. A partir do momento em que sabemos a posição EXATA de uma...
-
02-introdução à Partitura
A partitura tem a finalidade de representar de forma escrita, os sons musicais e suas diferentes interpretações. Como é difícil decorar todas as músicas existentes, é através do entendimento da parttura e de algumas de suas peculiaridades que estaremos...
-
Dicionário Musical
Aproveitando a ideia da Clívia no final de seu curso de canto, onde introduziu um pequeno vocabulário, resolvi criar um tópico que terá constante atualização. Será uma espécie de Dicionário Musical listando, em ordem alfabética, os termos do...
Aprender Música