Desmitificando o Patchbay
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Desmitificando o Patchbay


Um dia seu home studio vai deixar de ser um computador com uma interface de áudio para virar um aglomerado de coisas que geram inúmeras saídas e entradas e que vão acabar virando uma dor de cabeça para conectar e desconectar quando necessário. Nessa hora, já com cara de estúdio profissional, o emaranhado de fios e a dor nas costas podem ser solucionadas com a compra e instalação de um Patchbay, mas a ligação dos equipamentos neste continua sendo um mistério e tenha certeza que há um monte de Patchbays por aí ligados da maneira errada. Portanto chega de mitos, vamos desmitificar o Patchbay para que ele deixe de ser um mistério e se torne um aliado simples de entender e factível. Vamos ver agora como ele funciona.

O primeiro passo é entender que o Patchbay é um roteador de sinal. O sinal chega nele e vai para outro lugar. O sinal chega em A e vai para B.
O segundo passo é entender que o Patchbay permite que você defina onde o sinal vai, através de pequenos cabos que interligam uma saída A a uma entrada B.

Para que isso aconteça é necessário ligar as saídas e as entradas dos seus equipamentos no Patchbay. Também podemos ligar os inserts, as mandadas auxiliares e os retornos de efeitos.

A única regra é que as saídas dos seus equipamentos devem ser ligadas na parte de cima do Patchbay (Parte A) e as entradas na parte de baixo (Parte B). Todas essas ligações são feitas no painel traseiro dele para que o painel frontal esteja livre para você usar os cabos de patch para fazer o endereçamento de sinal aos diferentes locais.

Estando tudo ligado ao painel traseiro do Patchbay (saídas em cima e entradas embaixo) você utiliza um cabo de patch no painel frontal para ligar uma saída em uma entrada, mas há um pequeno detalhe muito importante. Preste atenção agora:

O Patchbay moderno tem geralmente dois ou três modos de funcionamento, são eles: Normalizado, meio-normalizado e não normalizado. Esses modos também podem ser chamados de Normal, meio-normal e não-normal ou em inglês: normalized, half normalized e non normalized e, em alguns casos, normal, half-normal e through. Em alguns caso também é possível ver o nome through como thru.

Os modos de funcionamento são definidos geralmente por par, ou seja, no patch 1 estão envolvidos os pares A e B, ou seja o conector de cima (as saídas das suas coisas) em relação ao conector B, o de baixo e onde estão as entradas.

Vamos ver um exemplo para entender melhor.

EXEMPLO 1
Imagine que você tem um pré-amplificador valvulado muito especial. Esse pré-amplificador tem uma saída, certo? Muito bem, onde é que são ligadas as saídas no Patchbay? Isso mesmo, no conector de cima no painel traseiro, portanto ligue a saída do pré-amplificador no conector A do patch 1.

Imagine agora que você tem uma interface de áudio de altíssima qualidade e esta tem uma entrada para que seja possível gravar o sinal do seu pré-amplificador valvulado no computador. Onde ficam as entradas no Patchbay? Certo, nos conectores de baixo do painel traseiro. Ótimo. Ligue então a entrada 1 de sua interface de áudio no conector 1 B do Patchbay.

Agora que entra a brincadeira e a qualidade única dos Patchbays, o modo de operação.

Se o Patchbay tem o seu primeiro patch definido para operar no modo Normal (ou outro termo similar) significa que o conector de cima do painel traseiro está internamente ligado ao conector de baixo, isso significa que você não precisa ligar um cabo de patch do conector 1 A da frente do Patchbay no conector 1 B do painel da frente do Patchbay para que o som do pré-amplificador siga à entrada 1 da sua interface de áudio. Essa conexão já está pronta para você justamente para que você economize um cabo.

Vamos continuar exemplificando.

EXEMPLO 2
Imagine que você gravou uma voz no canal 1 da sua interface de áudio, mas você quer agora que o sinal do pré-amplificador chegue na entrada 2 de sua interface de áudio. Primeiro basta ligar a entrada 2 da interface de áudio no patch 2 B (o segundo conector de baixo do painel traseiro do Patchbay)

Agora, no painel frontal do Patchbay, se você ligar um cabo do conector 1 A (o primeiro de cima) no conector 2 B (o segundo de baixo) o sinal de saída do pré-amplificador vai ser encaminhado para a entrada 2 da interface de áudio.

Mais um detalhe. No modo normalizado, ao fazer isso, a ligação direta entre os pares fica interrompida, ou seja, neste exemplo que você acabou de ler, significa que o sinal do pré-amplificador não vai mais para a entrada 1 automaticamente, justamente porque você plugou um cabo e não quer que o sinal vá para dois lugares ao mesmo tempo.

Será?

EXEMPLO 3
Se você quer que o sinal vá para dois lugares ao mesmo tempo você está com sorte, pois o modo meio-normalizado faz exatamente isso. Se definirmos o primeiro patch para atuar em modo meio-normalizado, ao inserir um cabo de patch na saída do pré-amplificador para direcionar o sinal à entrada 2 da interface de áudio o sinal continua indo para a entrada 1, assim dá para gravar dois sinais distintos ao mesmo tempo. Isso é ótimo para fazer compressão paralela. basta inserir um compressor virtual em cada pista na sua DAW (um para o canal de entrada 1 e outro para o canal de entrada 2) e comprimi-los em taxas diferentes.

Vamos complicar mais um pouquinho agora.

EXEMPLO 4
Imagine que além do seu excelente pré-amplificador você tenha também um compressor de boutique de última geração, mas de design de décadas atrás e você quer usar ele no fluxo de sinal.

Simples. Você primeiro tem que ligar a saída do compressor em um conector superior do painel traseiro como o 3 A por exemplo e a entrada do compressor você liga no conector 3 B. Mas espere. Se ligarmos a saída do compressor no 3 A e a entrada dele no 3 B e esse patch estiver em modo normalizado é o mesmo que mandar a saída direto para a entrada? Isso mesmo, absurdo. Por isso que temos que mudar esse patch para o modo não normalizado ou Thru. Nesse terceiro modo o conector superior das saídas não segue automaticamente para o conector de entrada, assim é necessário ligar um cabo físico para que o som vá para algum lugar.

Como que a gente faz para ligar o pré-amplificador no compressor e o compressor no canal 1 da interface de áudio então? Simples: Defina o patch 1 para operar em modo normalizado e o patch 3 para o modo não-normalizado (ou through). Ligue um cabo de patch da saída 1 A na entrada 3 B. Nesse cabo está o sinal que sai do pré-amplificador e vai para o compressor. Agora ligue um cabo do conector 3 A no conector 1 B. Esse é o sinal da saída do compressor que chega na entrada 1 da interface de áudio.
Pronto, já gravou? Você quer agora só o sinal do pré-amplificador indo direto para o canal da interface de áudio? Basta tirar os cabos e ficar como no exemplo 1.


Viu que fácil? Desse jeito fica simples definir quais são as saídas e entradas do Patchbay e em qual modo elas devem operar.

Espera um pouco! Neumann, Avalon, Universal Audio, Avid e Behringer? Tem alguma coisa estranha nesse setup? Provavelmente não.



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